Segundo pesquisa, cerca de 1,5 milhão de pizzas são consumidas diariamente pelos brasileiros.

Poucos são os pratos que alcançaram tanta importância a ponto de conseguir um dia só para eles. Hambúrguer, macarronada e sushi são algumas das delícias que já ganharam datas especiais no calendário: 28 de maio, 25 de outubro e 1º de novembro, respectivamente. Porém, nenhuma destas iguarias alcançou tanta popularidade quanto a pizza, que tem seu dia comemorado na próxima terça-feira, dia 10. Segundo uma pesquisa divulgada pelo instituto ECD Food Service em 2010, cerca de 1,5 milhão de pizzas são consumidas diariamente no Brasil, o que coloca o País no segundo lugar do ranking dos que mais consomem a massa, atrás apenas dos Estados Unidos.

Após uma conversa rápida com fãs do típico prato italiano, é fácil entender o motivo de tanta popularidade. Devido à facilidade de consumo, que muitas vezes dispensa até mesmo pratos e talheres, e à possibilidade de ser dividida entre um grupo grande de pessoas, a pizza tornou-se, para alguns, muito mais do que um alimento: um motivo para reunir os amigos e jogar conversa fora.

“É uma forma de reunir as pessoas, sair para comer uma pizza. Existe toda uma socialização ao redor dela”, afirma a professora Thais Jerke, um dos muitos fãs da massa.

Fonte: Elisa Guimarães